Quinta, 01 Agosto 2013 14:26

Educação anuncia concurso para 1,4 mil diretores de escola e mudança na seleção dos profissionais

Avalie este item
(0 votos)

Além da prova, candidatos passarão por curso de formação de seis meses e estágio probatório para poder atuar na rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai abrir novo concurso para 1.450 diretores de escola e o processo terá mudanças significativas na seleção dos profissionais. Os gestores aprovados na avaliação, que acontece ainda no segundo semestre, deverão frequentar dois cursos de formação com duração de seis meses antes de atuar nas unidades de ensino. Os novos profissionais já devem ingressar na rede no início de 2014.

O objetivo da Secretaria é implantar critérios mais rigorosos de seleção e ao mesmo tempo propiciar aos novos diretores ferramentas para uma melhor atuação. Além da prova objetiva e discursiva e uma avaliação de títulos, serão incluídas duas fases no concurso, que será regionalizado: uma etapa de cursos sobre gestão escolar, questões pedagógicas e liderança e outra de visitas a várias unidades de ensino da rede. Após o curso, os diretores devem apresentar um plano de trabalho específico para a escola em que vão atuar. A aprovação nesta etapa também será condicionada à frequência.

Concomitante ao período de formação, o diretor passa por um estágio probatório com duração de três anos, período em que os profissionais vão receber orientações sobre a função de gerenciamento de recursos humanos e estratégias de ensino. Após o estágio, todos os gestores passarão ainda por avaliações anuais feitas pelo conselho escolar.

"Nosso objetivo é transformar a avaliação em gestão de desempenho, com a perspectiva de apoio a esses diretores. Aumentamos as exigências do processo de ingresso e fortalecemos os profissionais com cursos, além de permanente acompanhamento", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para participar do concurso, o candidato deve ter licenciatura em Pedagogia ou pós-graduação na área de Educação, e ter no mínimo, oito anos de efetivo exercício de magistério. Não é preciso estar em atuação na rede estadual. O novo edital será divulgado ainda neste semestre.

A remuneração inicial para diretor com jornada de 40 horas é de R$ 3.552,34. Com a Política Salarial estabelecida em 2011 pela Secretaria, as faixas e níveis de promoção salarial foram ampliados de cinco para oito. Assim, com a progressão funcional, os vencimentos podem chegar a R$ 8.410,82.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

13 comentários

  • Link do comentário Cesar Sábado, 03 Agosto 2013 11:20 postado por Cesar

    Eu, espero que dessa vez o Governo e o Secretário faça de São Paulo a excelência da educação pública no Brasil, sendo os cargos de professor, coordenador, vice diretor, diretor e dirigente de ensino todos passarem por concurso, pois a educação fica a desejar, quando é apadrinhado esses cargos, e bons professores tem que se calar com injustiças e a perda na formação de nossos alunos e sou a favor de cursos para todos...Pois assim podemos acreditar em um escola do futuro...

  • Link do comentário Denise Sábado, 03 Agosto 2013 08:45 postado por Denise

    primeiro que o Governo só anuncia concurso , mas não abriu nenhum...segundo, que o salário é muito baixo pra responsabilidade do cargo, terceiro, os diretores também deveriam ser avaliados ano a ano pelo desempenho de sua escola e pelos pais, pela comunidade e pelos professores. Há escolas onde o diretor só aparece umas horinhas por dia, deixa tudo na mão do vice, há outros casos em que o diretor morre de medo dos pais e deixa os maus alunos destruírem a reputação da escola.

  • Link do comentário Sandra Regina Sexta, 02 Agosto 2013 20:08 postado por Sandra Regina

    se for regionalizado com certeza ocorrerá falcatruas... tem que ser Estadual.

  • Link do comentário daniela Sexta, 02 Agosto 2013 19:33 postado por daniela

    Acho que é assim mesmo ,pois tem muita gente sem capacidade nenhum que está em uma direção , acredito que até o concurso para os professores deveria ser revisto ,pois encontro professores da rede pública que pelo amor de DEUS me dá desespero ao ouvir falar ,quanto erro de concordância quanta palavra dita de forma errada um horror além de pessoas que são concursadas se acham ,deixam de dar uma aula digna por já ser concursado ,enquanto muitos querem a oportunidade, isso tem que ser revisto.

  • Link do comentário renata gomes Sexta, 02 Agosto 2013 11:40 postado por renata gomes

    Porque será oferecido curso de capacitação e exige oito anos de experiência?

  • Link do comentário Renata Padilha Sexta, 02 Agosto 2013 10:48 postado por Renata Padilha

    Tb acho, pq só nos professores passamos por prova??? Tenho uma diretora que fala manso na frente dos outros, mas quanto esta sozinha com a gente é uma cavala, e acho que vice diretor tem que ter criterios tb. ele simplesmente não pode ser colocado como vice diretor pq é amigo ou amiga da diretora, que justiça seja feita, vamos lutar para colocar isto na pratica, vice diretor não pode ser colocado lá, por ficar puxando o saco da diretora. Renata Padilha.....Sou da DE de Santos, em tempo dirigente de ensino tb tem que ser concursado, não pode ser nomeado como cargo de confiança por politicos......Duvido que vão colocar este meu comentário no ar para todos verem.

  • Link do comentário Rejane Ninaut Sexta, 02 Agosto 2013 09:52 postado por Rejane Ninaut

    De acordo.
    A formação e avaliação juntas farão toda a diferença!
    Parabéns.

  • Link do comentário Flávia Siqueira Sexta, 02 Agosto 2013 00:17 postado por Flávia Siqueira

    É um absurdo esse concurso ser de ingresso, deveria ser acesso como na Prefeitura de São Paulo.

  • Link do comentário Ana Paula Sexta, 02 Agosto 2013 00:14 postado por Ana Paula

    Eu acredito numa educação melhor para os nosso futuro Gigantes que são nossos filhos, netos e bisneto. Diretores, também que ser avaliados sempre. No dia dia nós somos avaliados .Espero que educação tenha mais qualidade.....

  • Link do comentário Tânia Quinta, 01 Agosto 2013 23:39 postado por Tânia

    Mas, será que haverá interesse com um salário desse???