Segunda, 17 Julho 2017 10:54

Simulado - Parte 1 com gabarito | Concurso de diretor de escola

Avalie este item
(21 votos)

O Instituto de Estudos Educacionais Sud Mennucci, unidade do CPP de formação continuada, preparou um simulado do Concurso de Diretor de Escola. Baseada na Resolução Se nº 56/2016, a prova é extensão gratuita do Curso Preparatório Presencial, cujas questões foram elaboradas pelas professoras Silvia Ferrari, Adriana Sapede Rodrigues, Heloisa Pereira Louro e Maria Nunes Bezerra, sob direção de Aurora Fioretti Novais.

A primeira parte, com 81 questões, abrange Legislação e Publicações Institucionais. O material de estudos está disponível para download, dividido em simuladofolha de resposta, gabarito comum e gabarito comentado. Este conta com orientação das professoras de acordo com as respostas corretas. 

Clique aqui para baixar o simulado

Clique aqui para baixar a folha de resposta

Clique aqui para baixar o gabarito comum

Clique aqui para baixar o gabarito comentado

 

ERRATA : Na questão 21, a resposta correta é letra A. (arquivos do gabarito comum e comentado já corrigidos)
Agradecimentos à professora Eliane Lopes, que sinalizou para o equívoco.

31 comentários

  • Link do comentário MARIA APARECIDA Quarta, 26 Julho 2017 14:49 postado por MARIA APARECIDA

    OBRIGADA PELA INICIATIVA!!!!

  • Link do comentário Wagner Pulzi Domingo, 23 Julho 2017 18:58 postado por Wagner Pulzi

    Prezados,

    A questão 2, ok! Contudo, no gabarito comentado, consta que o erro no item II se dá pelo fato da idade correta ser quatorze anos. Entretanto, o número oito também está errado, pois a idade seria dos seis aos quatorze anos.

    Att.,

    Questão 2

    Alternativa E está correta.
    Meta 2: “Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.”
    Em meu comentário fiz referência apenas à terminalidade do ensino fundamental aos 14 anos – e não aos 16 - como consta no item II da questão. No entanto, certamente a idade de início, oito anos – e não seis, como consta no PNE também invalida o item.
    Muito obrigada por sua contribuição.
    Grande abraço, Sílvia Ferrari - professora do Instituto Sud Mennucci, responsável pela questão 2.

  • Link do comentário Wagner Pulzi Domingo, 23 Julho 2017 18:49 postado por Wagner Pulzi

    Prezados,

    Logo na 1ª questão eu cheguei a considerar a alternativa "B", embora tenha verificado que, de fato, a "D" está correta. Contudo, analisando a alternativa "B", existe também o valor de 10% (ao final do decênio), e não apenas 7% (ao final do 5º ano).

    "Ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto - PIB do País no 5o (quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio."

    Assim, se considerássemos apenas o valor 10%, sem citar o prazo, poderia esta alternativa ser considerada correta também, pois a meta prevê estes dois valores em períodos diferentes.

    Att.,

    Wagner Pulzi

    Resposta CPP: Questão 1
    A questão 1 está correta tal como apontada no gabarito posto no portal do CPP.
    A alternativa D é a única dentre as demais que apresenta a Meta – no caso a Meta 9 – na íntegra e portanto com correção, de acordo com a Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014.
    Embora seu raciocínio possa ser considerado quando se refere à Meta 20: “Ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto - PIB do País no 5o (quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio” – não é desta forma que aparece na alternativa B. Sua incompletude a torna incorreta, uma vez que o enunciado da questão deve remeter ao texto original.
    Outra consideração: numa questão de múltipla escolha é preciso que analisemos o conjunto das alternativas em relação ao enunciado, escolhendo aquela que mais se aproxima do solicitado. No caso - “Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma meta constante na LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE”.
    No comentário do gabarito explicitamos que, exceto a alternativa D (Meta 9), as demais metas, embora tenham itens abordados no PNE, apresentam problemas na sua redação. A incompletude também é um problema de redação.
    Silvia Ferrari, professora do Instituto Sud Mennucci, responsável pela questão 1.

  • Link do comentário Heloisa Marson Pinton Carraro Sábado, 22 Julho 2017 17:48 postado por Heloisa Marson Pinton Carraro

    Parabéns pela iniciativa!!! De enorme valor para nós! Como sempre, recebendo muito apoio de vocês! Confiança e ação! Muito obrigada.

  • Link do comentário Marcilene Vieira Sexta, 21 Julho 2017 21:51 postado por Marcilene Vieira

    Muito obrigada CPP pelo excelente simulado. Acertei 47 questões. Vou continuar estudando. Gostaria de saber onde faço o download do material para estudo?
    Obrigada mais uma vez.

    Resposta CPP: o download pode ser feito pelos links acima. Att.

  • Link do comentário marta da silva facioli Sexta, 21 Julho 2017 20:44 postado por marta da silva facioli

    Parabéns pela consideração e por disponibilizar gratuitamente esse material.Obrigada

  • Link do comentário Jean Carlos Teixeira Sexta, 21 Julho 2017 13:09 postado por Jean Carlos Teixeira

    Boa tarde, quero parabenizar o CPP pelo simulado e seria ótimo se publicassem outros. Porém, estou intrigado em relação a questão 54 do simulado, pois para mim não ficou muito claro a pergunta e consequente a resposta depois de publicado o gabarito. A questão indaga sobre a organização da educação brasileira em níveis, etapas e modalidades, ao se verificar a resposta correta letra B eis que surge minha dúvida; entendi que a resposta correta deveria abranger também as modalidades, o que não se verifica na resposta correta. Uma vez que, Educação Básica é nível, educação infantil, fundamental e médio são etapas e educação superior nível; onde se encontra a modalidade que a questão requer? E a sequência da resposta correta letra B está fora de ordem.

    Resposta CPP: Pude perceber, pela forma que estruturou seu questionamento, que tem total compreensão de como é a organização da educação brasileira.
    Em relação à formulação da pergunta, veja que ela pede para indicar a alternativa que estabelece os níveis e etapas, apenas.
    Você sentiu falta das modalidades, pois elas fazem parte da organização da educação brasileira, mas nesta questão não foram explicitamente solicitadas.
    Em relação à sequência da resposta B, gostaria que se atentasse para o fato de que a questão pede que sejam indicados os níveis e etapas, respectivamente. Nesse caso, Jean, você deve buscar a alternativa que tenha a sequencia em que aparecem primeiro os níveis e depois as etapas.
    Espero que tenha esclarecido sua dúvida!
    Cuidado com as “pegadinhas”, respectivamente é uma delas.
    Desejo a você uma excelente prova!
    Atenciosamente, Adriana Sapede - Professora do Instituto Sud Mennucci, responsável pela questão 54.

  • Link do comentário Claudinei Sexta, 21 Julho 2017 09:54 postado por Claudinei

    Parabéns ao CPP pela iniciativa.

  • Link do comentário Ana Flavia Sexta, 21 Julho 2017 09:49 postado por Ana Flavia

    Obrigada pela ajuda nos estudos!!!

  • Link do comentário wilson Sexta, 21 Julho 2017 09:08 postado por wilson

    Obrigado PELA ajuda.